Back
Close

Fundamentos de Kotlin

brigida_oliveira
15.3K views

Enum

Enum é um tipo de dados que consiste em um conjunto de constantes. Em Kotlin podemos criar uma classe enum com a ajuda da palavra-chave enum. As enums (ou enumerações) podem ter propriedades, funções, podem implementar interfaces, etc.

Classe Enum

Vamos criar uma classe enum simples contendo tamanhos de pizza no exemplo a seguir.

Exemplo:

Cada constante enum atua como um objeto separado. Eles são separados por vírgulas. No exemplo acima PEQUENA, MÉDIA e GRANDE são objetos.

Enum: inicializando constantes

Nas enums podem ter construtores primários. Como constantes em enum são instâncias, elas podem ser inicializadas passando valores para o construtor.

Kotlin Enums: funções values e valueOf

Em Kotlin, temos duas funções em cada Enum por padrão. A função values() retorna uma matriz contendo todas as constantes da classe enum. Usando a função valueOf(name: String), podemos obter a constante usando o valor da string para a constante enum.

Exemplo:

No exemplo de código acima, usamos a função values() para obter todos os valores enum, depois usamos um loop for para iterar sobre os valores e, finalmente, usamos a função valueOf para obter a constante enum usando seu valor de string.

Create your playground on Tech.io
This playground was created on Tech.io, our hands-on, knowledge-sharing platform for developers.
Go to tech.io