Back
Close

Vetorização SSE & AVX

menotti
74.6K views

Vetorização automática

Flags de autovetorização do GCC

O GCC é um compilador com recursos avançados, e, com as flags de otimização -O3 ou -ftree-vectorize, o programador pode indicar ao compilador para que procure por laços e otimize-os (lembre-se de também especificar a flag -mavx). O código fonte continua o mesmo, contudo, o código compilado pelo GCC é completamente diferente.

Por padrão, o GCC não irá indicar se ou onde foi aplicada a autovetorização, exceto que as seguintes flags sejam utilizadas:

  • -fopt-info-vec ou -fopt-info-vec-optimized: O compilador vai informar quais laços (por N° de linha) estão sendo otimizados por vetorização.
  • -fopt-info-vec-missed: Fornece informações detalhadas sobre os laços nos quais não foram otimizados, permitindo ao programador que realize mudanças no código para que tal otimização seja possível.
  • -fopt-info-vec-note: Informações detalhadas sobre todos os laços e otimizações feitas.
  • -fopt-info-vec-all: Todas as flags anteriores.

NOTA:flags similares para outras otimizações que seguem o formato -fopt-info-[opção]-optimized tal como a otimização inline na qual pode ser indicada com a flag -fopt-info-inline-optimized

Neste exemplo, utilizaremos a otimização de autovetorização do GCC. Para isso, habilite as flags -O3 e com o modo verboso -fopt-info-vec-optimized. Você pode alterar as flags de compilação para ver diferentes opções de saída:

Autovectorization

Se tudo estiver correto, os resultados dos testes devem ser iguais aos seguintes:

/project/target/autovector/autovector.cpp:22:21: note: loop vectorized
/project/target/autovector/autovector.cpp:15:23: note: loop vectorized

Com o mesmo código fonte, é possível realizar dois testes distintos:

  • No arquivo compilerflags.txt, altere as opções de exibição de informações para -fopt-info-vec-all, e execute novamente o exemplo.
  • Na primeira linha de do arquivo autovector.cpp, altere optimize("O3", para optimize("O2",, e execute novamente.

Compilações que não utilizam otimizações de vetorização serão mais lentas que as vetorizadas.

Requisitos para a vetorização de laços

Nem todos os laços podem ser vetorizados. Para que tal otimização seja realizada, existem algumas ressalvas:

  • A contagem do laço não pode ser alterada assim que as iterações se iniciarem. Isso significa que o final do laço deve ser previsível, sem a utilização de variáveis dinâmicas para esse controle, isto é, alterarem-se sem comportamento previsível, aleatoriamente crescendo ou descrescendo.
  • O uso das palavras chave break ou continue também impõem limitações. Algumas vezes o compilador é inteligente o suficiente para aplicar a otimização mesmo com o uso delas, mas este não é sempre o caso. Tente adicionar a linha if (j == 27) continue; logo antes da atribuição result[j] na linha 25, e execute novamente a compilação.
  • Há alguns limites na realização de chamadas de funções externas dentro do laço.
  • Não deve haver dependência de dados com outros índices do laço. Por exemplo, for (int i = 1; i < N; i++) x[i] = x[i - 1] * 2;, neste caso, o laço é percorrido com a variável i, e o dado na posição x[i] depende no valor resultante anterior x[i - 1]. De modo que os registradores AVX são carregados utilizando 8 valores de ponto flutuante, o compilador não consegue fazer tal operação de forma otimizada.
  • Comandos condicionais (if / else) podem ser utilizados desde que não alterem o fluxo de controle, e apenas para, por exemplo, condicionamente carregar os valores A ou B na variável C. Para selecionar os valores A ou B o compilador aplica o uso de máscaras, de modo que ambos os caminhos de dados A e B são calculados, e C vai carregar um valor ou outro. Por exemplo:
 if ( s >= 0 ) {
   x[i] = (-b[i]+s)/(2.0f*a[i]);
   y[i] = (-b[i]-s)/(2.0f*a[i]);
 }
 else {
   x[i] = 0.0f;
   y[i] = 0.0f;
 }

Este é um laço vetorizável. Note que o fluxo de controle nunca é alterado, e as posições x[i] e y[i] são sempre definidas para um ou outro valor.

Leia Vectorization with Intel C++ Compilers para informações adicionais sobre autovetorização. Este documento refere-se a compiladores da Intel, mas fornece informações completas e interessantes sobre o assunto. Também é possível encontrar informações na página Auto-vectorization in GCC do compilador GCC.

Um detalhe interessante sobre autovetorização é que ela vem de graça. O programador não precisa realizar mudanças drásticas no código, e possivelmente o laço será vetorizado. Algumas vezes, especialmente em computações de alto desempenho, os laços e a vetorização precisam ser otimizados manualmente para utilizar os registradores AVX, garantindo maior vazão. Tal tópico será explorado nas próximas lições.

Create your playground on Tech.io
This playground was created on Tech.io, our hands-on, knowledge-sharing platform for developers.
Go to tech.io
codingame x discord
Join the CodinGame community on Discord to chat about puzzle contributions, challenges, streams, blog articles - all that good stuff!
JOIN US ON DISCORD
Online Participants