Back
Close

Introdução ao SYCL

menotti
75.1K views

Manipulação de erros

Em geral, existem dois tipos de erros em SYCL. Estes são síncronos e assíncronos.

Erros síncronos são exceções clássicas do C++, lançadas sempre que o usuário chama uma função com argumentos errados. Estes podem ser capturados com um bloco try...catch.

Erros assíncronos, por outro lado, são aqueles que descrevem falhas no código executado de forma assíncrona, por exemplo, dentro de um grupo de comandos ou de um kernel. Como eles podem ocorrer em um quadro de pilha diferente, o erro assíncrono não pode ser propagado na pilha. Por padrão, eles são considerados 'perdidos'. A maneira pela qual podemos recuperá-los é fornecendo uma função de tratamento de erros.

Criando um manipulador de exceções

O manipulador é um objeto de função que aceita um parâmetro exception_list. O parâmetro é uma lista iterável de objetos std::exception_ptr. Em nosso manipulador simples, repetimos o ponteiro (não há como ler diretamente), capturamos e exibimos a descrição da exceção.

auto exception_handler = [] (sycl::exception_list exceptions) {

Execução com parâmetros errados

Configuramos uma fila padrão e fornecemos um kernel inválido. A razão pela qual esse código está incorreto não é importante por enquanto (tem a ver com tamanhos de grupos de trabalho). Finalmente, chamamos queue::wait_and_throw. Essa função bloqueia e aguarda a conclusão de todas as tarefas enfileiradas. Em seguida, ele envia todas as exceções assíncronas ao nosso manipulador. Além disso, é possível, mas muito improvável, lançar diretamente uma exceção síncrona. Para ser completo, também capturamos.

queue.submit([&] (sycl::handler& cgh) {
   auto range = sycl::nd_range<1>(sycl::range<1>(1), sycl::range<1>(10));
   cgh.parallel_for<class invalid_kernel>(range, [=] (sycl::nd_item<1>) {});
});

Você pode estar se perguntando por que o manipulador de exceções precisa usar uma lista de exceções em vez de uma única exceção como argumento. Uma única solicitação wait_and_throw pode relatar várias exceções, portanto, é conveniente agrupá-las em um objeto de lista. Cada solicitação possui uma lista única correspondente, portanto, o usuário não se encarrega de verificar manualmente quais erros estão em qual grupo.

Vamor executar!

Este exemplo lança intencionalmente uma exceção e podemos ver sua saída

Tratamento de erros em SYCL
Create your playground on Tech.io
This playground was created on Tech.io, our hands-on, knowledge-sharing platform for developers.
Go to tech.io