Back
Close

Programação C

MarcoVaz
390.3K views

Funções em C

  • Uma função pode ser vista como um conjunto de comandos que realiza uma tarefa específica. Em outras palavras, pode-se dizer que é um pequeno "programa" utilizado por outros programas.

  • A função é referenciada (chamada) pelo programa principal através de um nome atribuído a ela.

  • A utilização de funções, muito comum na programação estruturada, visa subdividir um programa em partes (módulos) menores que realizam uma tarefa bem definida.

  • Benefícios da utilização de funções:

    • Permite o reaproveitamento de código já construído(por você ou por outros programadores);
    • Evita que um mesmo trecho de código seja repetido várias vezes dentro de um mesmo programa e, com isso, qualquer alteração é feita apenas nesse trecho e de forma simples.
    • Para que os blocos do programa não fiquem grandes demais e, por conseqüência, mais difíceis de entender;
    • Facilita a leitura do programa de maneira que os blocos de código possam ser logicamente compreendidos de forma isolada.

programa


Esqueleto de uma função

tipo_de_retorno nome_da_função (lista de parâmetros)
{
   instruções;
   retorno_da_função;
}
 

Obs: Tipo de retorno é o tipo de valor que a função retornará, por exemplo:

int nomefuncao(lista de parâmetros) // a função retornará para o programa um valor do tipo int.

Parâmetros

  • A Lista de Parametros, também é chamada de Lista de Argumentos, é opcional. Funcionam como a interface de comunicação (passagem de valores/dados) entre o programa (chamador) e a função.
  • Os parâmetros de uma função são definidos como se estivesse declarando uma variável, entre os parênteses do cabeçalho da função. Caso precise declarar mais de um parâmetro, basta separá-los por vírgulas.

programa

  • Existem 2 maneiras de passar valor através dos parâmetros: Por valor ou Por referência. Neese momento, será apresentado a passagem de parâmetro por valor. Quando introduzirmos o conceito de Ponteiro, apresentaremos o outro tipo.
  • No exemplo a seguir temos a função SOMA que possui dois parâmetros, sendo o primeiro um float (a) e o segundo um int (b).
float SOMA(float a, int b)  // basta separar por vírgulas
{
   float result;     // a declaração de variáveis é igual ao que 
                     // se faz na função main 
   result = a + b;
   return result;     // retorna para o programa o resultado da soma de a + b  
}

Os parâmetros são passados para uma função de acordo com a sua posição. Ou seja, o primeiro parâmetro da chamada (programa) define o valor do primeiro parâmetro na definição da função, o segundo parâmetro do programa define o valor do segundo parâmetro da função e assim por diante. Os nomes dos parâmetros na chamada não tem relação com os nomes dos parâmetros na definição da função. No código a seguir, por exemplo, a função SOMA é chamada recebendo como parâmetros as variáveis "a" e "b", nesta ordem.

Create your playground on Tech.io
This playground was created on Tech.io, our hands-on, knowledge-sharing platform for developers.
Go to tech.io