Back
Close

Vetorização SSE & AVX

menotti
73.8K views

Máscaras e Carregamento Condicional

Máscaras em Vetores

Na lição anterior, foi apresentado o conceito de máscara. Como é um conceito chave para controlar o fluxo de dados, é necessária uma explicação detalhada.

Uma máscara é um resultado de uma operação lógica entre vetores. Possui muitas similaridades com booleanos (eles são o resultado de operações lógicas em números únicos, ou em outros valores booleanos), mas, internamente, cada máscara deve ser composta somente por bits 1 ou por bits 0.

Vamos comparar dois vetores float AVX com o operador maior que:

Mask AVX

As entradas são dois vetores com valores float. A saída dessa operação lógica, também é um vetor de valores float, mas os valores devem ter somente bits 0's ou somente bits 1's. Todos os 1's representam o valor lógico TRUE, enquanto os 0's são o valor lógico FALSE. O valor 1's é impresso como -nan para floats, ou como -1 para inteiros. O valor real armazenado não é importante, somente é necessário saber que possui valores verdadeiros (TRUE) ou valores falsos (FALSE).

Resultado dos operadores lógicos (>, <, ==, &&, ||, etc)

Utilizando o operador && como um exemplo:

  • vector && vector = mask
  • mask && mask = mask
  • vector && mask = ?????

Eu ainda não testei o último caso, eu acho que retornará resultados inesperados. É como realizar 3 > false, talvez em C++ funcione, mas no aspecto lógico, é incorreto.

NOTA: Diferentemente dos valores booleanos, em que qualquer valor diferente de zero é TRUE. Somente um vetor composto com todos os bits 1's é considerado TRUE. Não utilize outros valores como máscara, pois falhará ou retornará resultados inesperados.

Carregamento Condicional

Máscaras podem ser utilizadas para carregar condicionalmente valores em vetores. Se você relembrar as funções blend-based. Todas elas utilizam máscaras para controlar condicionalmente o carregamento de valores nos vetores: if_select(mask,value_true,value_false) pode ser representado como:

if_select

Quando a máscara é definida como FALSE, o dado é carregado do vetor value_false, e quando é TRUE, o dado vem do vetor value_true. O conceito é simples, mas efetivo.

No próximo exercício, você precisa carregar um vetor de acordo com as seguintes condições:

if (value > 3.0f || (value <= -3.7f && value > -15.0f)) {
   return sqrt(2.0f * value + 1.5f);
 }
 else {
   return (-2.0f * value - 8.7f);
 }
Masked load

NOTA: if_select NÃO É um nome de função intrínseca. É o meu wrapper para _mm256_blendv_ps. Por favor, note que _mm256_blendv_ps possui uma ordem de parâmetros bem diferente! blendv tem a máscara como o último parâmetro!

Desempenho

Carregamento condicional utilizando máscaras não são uma branch real, então não possuem previsões errôneas, dessa forma a CPU pode fazer melhor uso da execução fora de ordem. Mas isso vem com um preço. Como vem sem uma branch, e toda a execução condicional é feita com operação em máscaras, ambas as branches são sempre calculadas e executadas.

Se você tiver um cálculo complexo para o value_false, ele será sempre calculado, mesmo que ele aconteça em 0,00001% das vezes. Isso acarreta em problemas de desempenho se tiver partes do código que são realmente necessárias, mas computacionalmente caras.

Na próxima lição, nós iremos aprender algumas formas de controlar o fluxo de dados, sendo capazes de sair de laçoes baseado em algumas condições.

Create your playground on Tech.io
This playground was created on Tech.io, our hands-on, knowledge-sharing platform for developers.
Go to tech.io
codingame x discord
Join the CodinGame community on Discord to chat about puzzle contributions, challenges, streams, blog articles - all that good stuff!
JOIN US ON DISCORD
Online Participants