Back
Close

Introdução a Programação Python - Prof. MARCO VAZ

MarcoVaz
58.4K views

Saída Formatada

Até agora vimos apenas o comando print na sua forma mais simples, mas existem situações que desejamos que os dados sejam apresentados de maneira mais próxima da que estamos acostumados no nosso dia a dia. Por exemplo, os dados do tipo Float sempre são impressos com uma precisão de 14 casas decimais, mas quando estamos exibindo valores monetários, seria interessante que tivessem apenas 2 casas, como formatar essa impressão (print) para que isso ocorra?

Existe uma construção que permite formatar a saída com certa facilidade: é o método format. A forma mais simples de usar essa construção é marcar a posição, no comando print, onde o conteúdo da variável (ou resultado da expressão) aparecerá. Para isso, utiliza-se um número entre chaves,indicando a posição que a variável deverá estar no método format, por exemplo: programa

No exemplo acima, o método format possui três variáveis: a (cujo índice é zero), b (cujo índice é um) e x (cujo índice é dois). Dentro da string a marcação {0} é substituída pelo valor de a, a marcação {1} é substituída pelo valor de b e a marcação {2} é substituída pelo valor de x.

Além da formatação posicional das variáveis, é possível, também, incluir caracteres de preenchimento, alinhamentodo, a especificação da larguras mínima e máxima que se deseja reservar para um número/string, assim como o número de casas decimais que serão exibidos. Para efetuar a formatação, são utilizados códigos dentro da marcação dos parêntesis seguidos de : (dois pontos).

programa

Para os números inteiros usa-se o código:

programa

O número ficará alinhado com a margem direita do espaço reservado ao número. veja o exemplo abaixo:

programa

Para os números reais (float), pode-se fixar o número de casas decimais que será exibido usando o código:

programa

programa

Create your playground on Tech.io
This playground was created on Tech.io, our hands-on, knowledge-sharing platform for developers.
Go to tech.io