Back
Close

Introdução a Programação C

MarcoVaz
56.6K views

Caracteres de controle (Escape) da linguagem C

A linguagem C possui vários caracteres que desempenham tarefas bastante importantes na formação e exibição dos textos, mas não possuem representação em C. Todo Caractere de controle (Escape) é formado por uma barra invertida e outro caractere que definirá a ação. Para o nosso propósito apresentaremos apenas o caracter utilizado para pular uma linha na exibição ou escrita de valores na tela:

'\n' - Nova página (line feed)

Existe um conjunto de caracteres que podem ser utilizados, a medida que forem necessários iremos apresentá-los. Mas, caso queiram, podem pesquisá-los na Internet (Sequência de Escape).

Instruções

Uma instrução em linguagem C é uma expressão seguida de um ponto e vírgula. Pode ser uma atribuição, uma chamada de função, um teste de desvio ou um teste de laço.

Comando de Atribuição

O Comando de atribuição é uma instrução que tem como objetivo mover um valor para dentro da variável. Em C, o comando de atribuição é representado pelo símbolo de igual (=). Exemplo de instrução de atribuição:

x = 12;

Note-se que o operando do lado esquerdo do operador de atribuição é sempre uma variável, e que o operando do lado direito deve ser de um tipo de dado compatível com o tipo da variável. Após a execução comando a variável x conterá (armazena) o valor 12.

Saída de Dados

Para um programa exibir dados/informações na tela do computador (ou impressora) é necessário usar um comando de Saída. Em C, não há um comando específico, mas uma função denominada printf que executa essa tarefa. Para utilizarmos essa função é necessário incluirmos a diretiva #include para o arquivo stdio.h, como exibido abaixo:
#include<stdio.h>

  • EXIBIR MENSAGENS (TEXTOS) NA TELA DO COMPUTADOR
Utilizar o comando printf para exibir mensagens de texto. No comando, a mensagem deverá estar entre aspas duplas, como no trecho de código abaixo (para executar selecione a tecla Run):

EXIBIR NÚMEROS NA TELA DO COMPUTADOR

Utilizar o comando printf para exibir valores numéricos. Para sua correta exibição, é obrigatório formatar/associar o número a ser exibido com os caracteres de formatação.

Caracteres de formatação são formados pelo simbolo % seguido de uma letra que representa o tipo de dado que se quer exibir:

%d - associado a valores do tipo int
%f - associado a valores do tipo float 

obs: existem outros caracteres de formatação que apresentaremos a medida que necessitarmos.

Operações Aritméticas

Em C , podemos escrever as operações aritméticas usando variáveis e constantes como operandos separados pelos operadores aritméticos. Os operadores aritméticos em C são:

+ (adição)

- (subtração)

* (multiplicação)

/ (divisão)

% (resto)

Exemplos de operações aritméticas (assume-se que as variáveis já estejam declaradas):

     celsius = (fahrenheit - 32) * 5.0 / 9.0;

     forca =  massa * aceleracao;

     i = i + 1;
  • A linguagem C possui operadores unários de incremento (++) e decremento (--) representando o incremento e decremento de 1 unidade da variável associada. Por exemplo:
    • A operação var = var + 1 é representada por var++
    • A operação var = var - 1 é representada por var--

Vamos praticar? a seguir, temos uma série de Quiz para avaliarmos o que foi aprendido até o momento...

Create your playground on Tech.io
This playground was created on Tech.io, our hands-on, knowledge-sharing platform for developers.
Go to tech.io