Back
Close

Introdução a Programação C

MarcoVaz
56.5K views

APRESENTAÇÃO

Olá pessoal,

Esse material é uma primeira experiência de disponibilizar o conteúdo da disciplina de introdução a programação através da linguagem C. O objetivo é auxiliar os alunos no desenvolvimento da disciplina, bem como todas as pessoas que estejam com vontade de ingressar no universo da programação C.
Como é uma experiência, esse material passará por melhorias com o retorno de vocês. Por isso, peço a todos que, qualquer problema que encontrarem aqui ou mesmo novas ideias, entrem em contato para que possamos verificar a melhor maneira de enriquecermos esse conteúdo.

A ideia da Tech.io é inovadora, pois permite o compartilhamento do conhecimento de maneira interativa. Não é um curso de programação, mas uma forma fixar os conhecimentos, através:

  • Leitura dos conceitos Básicos da Linguagem C
  • Testes para fixação dos conceitos
  • Exercícios de programação

Por algumas limitações no ambiente de desenvolvimento de programas disponibilizado pelo Tech.io, onde o aluno poderá alterar e executar alguns exemplos, utilizamos dois outros ambientes(repl.it e paiza.io), que permitem que os alunos possam desenvolver e executar os programas desenvolvidos. Por que usar dois outros ambientes? Ainda não me decidi qual o melhor (ainda é uma experiência, não?), por isso peço novamente ajuda de vocês. A diferença entre os dois ambientes está na forma de enviar dados ao programa (entrada de dados):

  • repl.it - a entrada de dados é feita diretamente na janela de execução do ambiente, portanto semelhante a execução em um ambiente local.
  • paiza.io - a entrada de dados é feita numa janela denominada Input, onde o aluno deverá, antes da execução, digitar todos os valores que serão lidos pela aplicação.

PS -> Atenção estamos tendo problemas no carregamento dos IDE's externos (Repl.it e Paiza.io). Caso tenha problemas tente resetar o código do IDE. Uma mensagem de confirmação será exibida selecione "YES". Por fim selecione o botão success novamente até carregar. Veja as figuras abaixo.

figura figura1


Create your playground on Tech.io
This playground was created on Tech.io, our hands-on, knowledge-sharing platform for developers.
Go to tech.io